Programa Aventura Segura



O Programa de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura – Programa Aventura Segura, foi uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceira com o SEBRAE Nacional, e executado por meio de um convênio com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA, o Instituto de Hospitalidade - IH, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.



O programa objetivou apoiar e incentivar a adoção de práticas seguras no Turismo de Aventura, por meio do desenvolvimento de um conjunto de normas técnicas, da assistência técnica às empresas, da qualificação profissional e empresarial e da oferta de subsídios às iniciativas de certificação.


A normalização no Turismo de Aventura visa garantir às empresas um desempenho com qualidade, criando referências para a operação segura e responsável das atividades. Essas normas são desenvolvidas no âmbito do Comitê Brasileiro de Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT/CB54. Esse fórum nacional de normalização conta com ampla participação das partes interessadas, incluindo empresas, organizações, profissionais, consumidores, institutos de pesquisa e universidades, além do governo federal.


A Ativa Rafting Base Vale Europeu recebeu assistência técnica da ABETA para adequar-se à norma e conquistou em 2009 a certificação pelo INMETRO de seu Sistema de Gestão de Segurnaça.
Leia mais sobre esse assunto no Portal Abeta

Fonte: ABETA, disponível em
http://www.abeta.com.br/