Circuito Vale Europeu de Cicloturismo


O primeiro Circuito brasileiro formatado especialmente para cicloturismo abranje uma região privilegiada de Santa Catarina, o Vale Europeu, onde a natureza foi presenteada com uma beleza incomparável e a cultura européia dos imigrantes alemães italianos ainda está preservada nas ruas das bucólicas cidadezinhas.
O Circuito tem 300 km de extensão e inicia na cidade de Timbó, passa pelas cidades de Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros e retorna a Timbó. Está dividido em sete etapas com graus de dificuldades diferentes e pode ser feito em duas partes:

Parte Baixa: acompanha os vales dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Apresenta algumas subidas, mas no final retorna sempre para uma altitude próxima a do nível do mar e por estas características de relevo exige apenas um preparo físico razoável. Parte Alta: inicia na 4ª etapa e é onde encontramos extensas subidas,
que nos levam a aproximadamente 700 metros acima do nível do mar, mas é também onde a natureza se faz mais presente, passando por regiões pouco habitadas, cruzando fazendas, rios e chegando a região dos lagos. Este trecho exige um preparo físico um pouco mais aprimorado.

Este roteiro pode ser feito sem acompanhamento de uma agência e guias, mas se preferir pode optar por este serviço. Neste caso, estão inclusos:

  • Carro de apoio com alimentação (barra de cereais, frutas, água de coco, etc.), água, primeiros socorros, pequenos reparos para as bikes;
  • Seguro viagem
  • Guia especializado
Informações mais detalhadas poderão ser encontradas no site www.circuitovaleeuropeu.com.br ou entre em contato com a Ativa Rafting.