Alerta Fluvial


Rio, riacho, ribeirão, córrego, curso d’água. Até mesmo quem não cresceu perto de um rio reconhece a importância deste recurso hídrico, tanto para consumo, quanto para prática de atividades de aventura, pesca, geração de energia, etc. Um rio considerado próprio para banho é quase sinônimo de diversão e lazer. O Brasil é privilegiado neste quesito e conta com bacias hidrográficas relevantes, além de abrigar o Rio Amazonas, considerado o maior do mundo.



Infelizmente, grande parte destes rios não possui águas em condições salubres. A inexistência de leis e decretos que considerassem a preservação ambiental fez parte da realidade brasileira por muito tempo. Somente nas últimas décadas, essa preocupação passou a ser expressa na elaboração de leis federais, estaduais e municipais. Enquanto isso, o lançamento de resíduos nos rios e cursos d’água era feito de maneira indiscriminada. Na tentativa de estabelecer critérios neste sentido, a resolução 357 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, publicada em 2005, traz um artigo que discorre sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes:

Art. 24. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento e desde que obedeçam as condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.

Outros grandes ganhos foram a aprovação da Lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97) e a criação da Agência Nacional de Águas (ANA) em 2000, que tem como um dos objetivos gerir os recursos hídricos e promover o uso sustentável da água.

O próprio Dia do Rio, comemorado anualmente no dia 24 de novembro, foi instituído como um alerta para a escassez da água no planeta e para incentivar ações de preservação e proteção desse recurso natural.

Cadeia turística envolvida - Além da preocupação ambiental, a água é considerada um importante componente atrativo de um destino. Não é por acaso que este recurso é apontado como uma das maiores riquezas brasileiras por quase 50% dos entrevistados durante a elaboração da pesquisa Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil, realizada pela ABETA, por meio do Programa de Promoção e Comercialização Nacional (PPCN). A pesquisa aponta também que entre as cinco atividades melhor avaliadas pelos turistas que já praticaram e pagaram por elas, três delas são oferecidas em contato com a água: mergulho (1º lugar), rafting (2º lugar) e canionismo (5º lugar).

As empresas do segmento devem ter em pauta esta atenção para questões socioambientais visando até mesmo a sustentabilidade do próprio negócio. Afinal, as viagens de Ecoturismo e o Turismo de Aventura pressupõem uma interação mais profunda com a natureza e é fundamental que esta esteja preservada.

Alguns empresários investem nesta ideia, como é o caso de Haroldo Júnior, da Via Pedal, empresa sediada no Rio de Janeiro (RJ). No próximo dia 28, a empresa promove o Pedal Dia do Rio, um passeio de bicicleta até a cachoeira do Horto onde os participantes recolherão o lixo da trilha percorrida.

Em Socorro (SP), a empresa Rios de Aventura promove anualmente a limpeza do Rio do Peixe. A auxiliar administrativo, Raquel Montini, explica que os participantes descem o rio em botes de rafting recolhendo o lixo que encontram nas águas e nas margens. “Tudo que é recolhido é separado depois e enviado para unidades de reciclagem”, conta Raquel.

A Ativa Rafting e Aventuras - Base Vale do Itajaí acredita que cada indivíduo ou organização deve fazer sua parte. Periodicamente promove uma descida de rafting com instrutores e convidados para recolher lixo das margens e da vegetação no Rio Itajaí-Açú. O lixo é devidamente selecionado na base e encaminhado para o destino correto.

O Dia do Rio se aproxima e muito ainda deve ser feito em relação à preservação socioambiental. A ABETA apóia e incentiva seus associados a promoverem ações neste sentido. Para saber mais acesse o Portal Socioambiental.

Fonte: ABETA